Embaixada de Portugal na Tailândia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Sistema de informação sobre vistos (VIS)

VIS

O VIS é um sistema destinado ao intercâmbio de dados sobre vistos entre os Estados Schengen. Os seus objectivos principais consistem em simplificar os processos de tramitação de vistos, facilitar os controlos nas fronteiras externas e aumentar a segurança, inclusive para o requerente.

O sistema de informação sobre vistos (VIS) dos Estados Schengen entrou em serviço no dia 11 de outubro de 2011. As secções de vistos dos Estados Schengen serão sucessivamente vinculados ao banco central de dados do VIS.

Para fins de aplicação do VIS, as representações consulares e os pontos de passagem nas fronteiras do espaço Schengen são conectados à base central de dados do VIS.

A introdução do VIS acarreta algumas alterações:

  • Ao solicitar um visto pela primeira vez, o requerente tem de se apresentar pessoal­mente, para que possam ser recolhidos seus dados biométricos, ou seja, dez impres­sões digitais e uma fotografia.
  • As impressões digitais armazenadas na base de dados do VIS podem, porém, ser utilizadas novamente dentro dum período de cinco anos para requerimentos poste­riores, de maneira que, neste caso, não é necessária presença pessoal do requerente.
  • Graças ao acesso ao VIS, as autoridades fronteiriças têm a possibilidade de verificar a identidade dos viajantes quando da sua entrada nos Estados Schengen.
  •  

Para mais informações, consulte a página web da Comissão Europeia:

http://ec.europa.eu/dgs/home-affairs/what-we-do/policies/borders-and-visas/visa-information-system/index_en.htm

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail