Mais notíciasNotícias

AVISO

 

Eleições para a Assembleia da República

 

6 de outubro de 2019

No âmbito do voto por via postal para a eleição para a Assembleia da República 2019 que decorre até dia 6 de outubro, solicita-se aos eleitores portugueses residentes em território estrangeiro que se certifiquem que a carta resposta contendo o boletim de voto se encontra corretamente fechada antes de a entregar nos correios e ser enviada para Portugal.

Veja as instruções sobre a forma do correto exercício do direito de voto por via postal no video explicativo acessível em   https://www.youtube.com/watch?v=WGGoFZzob-w.

Recomenda-se que comprove que as tiras colantes que estão colocadas nas laterais direita e esquerda do carta resposta, selam de forma correta, permitindo assim garantir a segurança do seu conteúdo (que tem de incluir obrigatoriamente fotocopia do documento de identificação civil e envelope verde que contêm o boletim de voto) e que a mesma é corretamente recebida pela mesa de contagem até ao dia 16 de outubro.

Para este efeito a carta deve ser depositada e selada pelos correios locais em data anterior a 6 de outubro. As cartas recebidas em território nacional, antes de dia 16, mas com selagem igual ou posterior a dia 6 de outubro, não serão aceites.

A Embaixada de Portugal em Bangkok tem a honra de informar que até ao próximo dia 25 de Outubro se encontra a decorrer a fase de inscrição para participar na edição de 2019/2020 do Parlamento dos Jovens. Trata-se de uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção geral dos Estabelecimentos Escolares - MEC, a DGACCP, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. 

Com o intuito de promover o gosto pela participação cívica e política, assim como o debate democrático e reflexão, irão ter lugar duas sessões nacionais na Assembleia da República, sendo uma direcionada para o Ensino Básico, versando sobre o tema "Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação!" e outra direcionada para o Ensino Secundário, que deverá abordado o tema "Violência doméstica e no namoro: como garantir o respeito e a igualdade?".

Uma vez que a iniciativa em apreço contempla igualmente os círculos eleitorais da Europa e fora da Europa, as escolas e associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesa devem enviar um email para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt a solicitar o código de acesso para preenchimento do formulário eletrónico disponível em www.jovens.parlamento.pt. 

As despesas inerentes a transportes aéreos dos participantes (2 alunos e 1 professor), por cada sessão nacional (básico e secundário) serão asseguradas pela DSACCP, em regime de reembolso. A estadia será, por sua vez, assegurada pela Assembleia da República.

 

 

Eleição para a Assembleia da República - Instruções para o voto via postal

Na eleição para a Assembleia da República dia 6 de outubro, os cidadãos portugueses inscritos no estrangeiro podem optar entre o voto presencial ou o voto por via postal, devendo para o efeito ter manifestado a sua preferência junto da respetiva comissão recenseadora até à data da publicação em Diário da República do ato eleitoral, que ocorreu em 01 de agosto de 2019.

No caso de, até à referida data, não ter sido manifestada nenhuma preferência, os cidadãos portugueses inscritos no estrangeiro continuarão a exercer o seu direito de voto por via postal.

A SGMAI- AE começou a enviar no passado dia 2 de setembro,  aos portugueses residentes no estrangeiro e que irão votar por via postal, o respetivo boletim de voto para a morada constante do Cartão de Cidadão.

 

Instruções para o voto por correspondência/via postal, escritas em Português, Inglês e Francês

Vídeo explicativo de procedimento de voto por correspondência, para a eleição à Assembleia da República 2019.

Contactos

26, Bush Lane
Bangkok 10500
Thailand
(Embaixada)
0066 (0) 22342123 (Embaixada)
0066 (0) 22340372 (Embaixada)
bangkok@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.bangkok@mne.pt (Secção Consular)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático