Embaixada de Portugal na Tailândia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

O último adeus ao Rei Bhumibol Adulyadej

Encerraram-se ontem os rituais fúnebres preparados para o Rei Bhumibol Adulyadej. Após um ano de preparação, em que foi construído um grande monumento funerário junto do Grande Palácio em Banguecoque, o Rei Rama IX foi cremado, como manda a tradição budista, numa cerimónia solene marcada por grande emoção dos milhares de fiéis súditos que se despediam uma última vez do adorado Rei.

Aproveitando esta data, a Embaixada de Portugal em Banguecoque deseja prestar uma última homenagem ao Rei Rama IX que foi sempre tão próximo de Portugal.

Portugal e o Reino da Tailândia têm nutrido uma relação de amizade e cooperação por mais de 5 séculos e durante o reinado de sua Majestade Bhumibol, o Grande, não foi diferente. Em agosto de 1960, os reis tailandeses, Bhumibol Adulyadej e a sua esposa Sirikit Kitiyakara, visitaram Lisboa, ficando quatro dias hospedados no Palácio de Queluz.

No banquete oferecido em sua honra, no Palácio da Ajuda, o então Presidente da República Portuguesa, Américo Thomaz, condecorou Bhumibol Adulyadej com a Banda das Três Ordens Militares (Santiago de Espada, Aviz e Cristo), tendo sido a última vez que essas insígnias - hoje exclusivas dos Presidentes da República Portuguesa - foram concedidas a um Chefe de Estado estrangeiro. O então jovem monarca retribuiu a gentileza, conferindo a Portugal o título de "País da fé".

Bhumibol, o Grande, esteve no poder durante sete décadas, e com iniciativas inovadoras transformou o país e deixou a sua marca na história.

Os portugueses lembrar-se-ão sempre com grande amizade de sua Majestade o Rei Bhumibol Adulyadej.

REGISTO VIAJANTE

Registo1

É Português e vai viajar para o estrangeiro?

Relembramos que pode utilizar a App "Registo Viajante", disponível para smartphones, nos sistemas operativos “Android e IOS"

(https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.armis.appregistoviajante/https://itunes.apple.com/pt/app/registo-viajante/id1194007356?l=en&mt=8#)

podendo obter mais informação sobre esta aplicação através de uma consulta ao Portal das Comunidades Portuguesas

(https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/destaques/675-app-registo-viajante). 

 

II Encontro dos Investidores Portugueses da Diáspora

Decorrerá nos dia 15 e 16 de Dezembro próximo, em Viana do Castelo, o II Encontro dos Investidores Portugueses da Diáspora, iniciativa que dá seguimento a idêntico evento que teve lugar no ano passado, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Sintra. 

À semelhança do I Encontro, o evento deste ano decorrerá por iniciativa e impulso de S.Exa o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, cabendo a respectiva organização ao GSECP/Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, em conjugação com o Município de Viana do Castelo.

Neste contexto, junto publicamos a carta-convite de S.Exa o SECP para participação neste Encontro, dirigida aos agentes económicos portugueses e luso-descendentes da Diáspora.

Carta Convite de S.Exa SECP

Contactos

26, Bush Lane
Bangkok 10500
Thailand

0066 (0) 22342123
0066 (0) 22340372
ambassador@embassyofportugal.or.th (Chancelaria)

Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático